O que é Face ID? Saiba tudo sobre esse recurso nos iPhones

O que é Face ID? Saiba tudo sobre esse recurso nos iPhones

0 736
o que é Face ID

Quando o iPhone trouxe o Touch ID, a Apple revolucionou a forma como se pensa segurança. De lá para cá, cada vez mais, a sua vida está integrada com o celular: os registros de momentos importantes, dados financeiros, informações do trabalho e por aí vai. Ou seja, se tornou necessária mais proteção e ir além da impressão digital. Assim surgiu o Face ID.

O reconhecimento facial criado pela Apple chegou para tornar a sua vida mais fácil e muito mais segura. Por isso, vamos explicar tudo o que você precisa saber, como utilizar e todas as vantagens do sistema.

Vamos lá?

 

Afinal, o que é Face ID?

 O reconhecimento facial, chamado de Face ID, chegou no mercado com o lançamento do iPhone X. Ou seja, o aparelho apresentou uma substituição para o uso da impressão digital. Agora, com somente um olhar você desbloqueia a tela. Na verdade, basta um olhar para fazer compras, pagamentos e acessar aplicativos e contas.

O sistema funciona da seguinte forma: a câmera do iPhone capta os dados do seu rosto a partir de uma projeção de mais de 30 mil pontos invisíveis. Esses pontos criam um mapa de profundidade de altíssima precisão. O processo também gera uma imagem infravermelha para ser armazenada.

O Face ID é uma tecnologia tão avançada que consegue funcionar no escuro, em ambientes externos e internos, com o uso de acessórios como óculos, lentes, chapéu e mesmo com mudanças no visual, como maquiagem, ele irá reconhecer. No caso do uso de barba, por exemplo, ou de outra alteração mais profunda, no momento em que o sistema consegue achar uma combinação parcial, será solicitada a senha de acesso. Tendo respondido corretamente, o seu novo visual é atualizado automaticamente no dispositivo.

Como o foco é segurança, só é possível tentar acessar o iPhone pelo Face ID em cinco tentativas. Na sexta o código de acesso será solicitado. Além disso, seu sistema de profundidade consegue identificar o uso de fotos, ou seja, imagens impressas ou digitais não conseguem desbloquear o telefone.

Quer se sentir ainda mais seguro? O Face ID é sensível à atenção. Isso mesmo. Para uma pessoa desbloquear o telefone sem que você veja, em caso de estar dormindo, por exemplo, é improvável. Isto porque o sistema identifica se seus olhos estão abertos e se sua atenção está voltada para a tela.

Demais, né?

 

Quais são as vantagens do Face ID?

Até aqui já foi possível perceber quais são as vantagens de ativar o Face ID, não é? A segurança, praticidade e privacidade resumem qual o foco dessa tecnologia. É claro que ela não é 100%. A própria Apple diz que a probabilidade de outra pessoa conseguir desbloquear o seu iPhone com o rosto dela é de 1 em 1 milhão. Porém, há exceções para irmãos gêmeos ou muito parecidos e em crianças menores de 13 anos.

É possível determinar também para quais atividades você quer utilizar o reconhecimento facial. Podendo ser apenas para o desbloqueio da tela, por exemplo, sem envolver compras e transações financeiras.

Como a segurança está em voga, a Apple trabalhou bastante para tornar o sistema eficiente nesse sentido. Sendo assim, caso você não queira que o aparelho acabe sendo desbloqueado pelo Face ID, basta pressionar o botão de volume e o liga/desliga juntos ao mesmo tempo. A leitura do rosto ficará desativada temporariamente.

Por fim, existe mais uma grande vantagem que perpassa tudo isto: a acessibilidade. Além de tornar o aparelho mais acessível e prático, evitando a necessidade de utilizar muitos movimentos físicos, a tecnologia oferece suporte para diferentes deficiências e suas necessidades particulares.

 

Como configurar o seu Face ID?

 Com todas essas vantagens e a partir desse sistema avançado, você deve estar se perguntando como ativar logo o Face ID. Por isso, listamos abaixo como fazer isto e ainda como utilizar a tecnologia para todos os serviços que ela possibilita a partir do reconhecimento facial.

 

#Configuração do Face ID:

1- Acesse Ajustes, clique em Face ID e depois “Configure o Face ID”.

2- Posicione o aparelho na vertical, de frente para o seu rosto e clique em “Começar”.

3-Ajuste o seu rosto dentro do quadro indicado na tela e movimente sua cabeça para completar o círculo indicado.

4-Clique em continuar e repita o procedimento pela segunda vez.

5-Basta finalizar dando o OK.

É bom saber: caso você não tenha, defina um código de acesso que será utilizado de forma alternativa para o desbloqueio da tela.

 

#Para desbloquear a tela usando o Face ID:

1-Toque no telefone para que ele seja ativado.

2- Para iPhones, posicione o dispositivo na vertical e olhe para ele. Para iPad, pode ser tanto na vertical quanto horizontal.

3- Em seguida aparecerá o ícone do cadeado abrindo. Basta deslizar o dedo de baixo para cima e o aparelho estará desbloqueado.

 

#Para fazer compras no Apple Play:

1-  Acesse a loja que você deseja realizar a compra.

2-Escolha o cartão. Para usar o padrão, clique duas vezes no botão da lateral. Caso você deseje utilizar outro cartão, faça o mesmo procedimento, toque no seu cartão e na sequência vá em “escolher outro cartão”.

3- Olhe para o iPhone e o segure a parte superior próximo ao leitor de proximidade.

4- Aguarde o Ok e verificação aparecer na tela.

 

#Para fazer compra dentro de um app ou em um site a partir do Safari:

1-Na hora de finalizar a compra, selecione comprar com Apple Pay. Confirme suas informações de pagamento.

2- Clique duas vezes no botão lateral e então olhe para o dispositivo.

3- Aguarde o Ok e os dados de verificação.

 

#Para compras no iTunes, App ou Book Store:

1-Abra um dos três aplicativos citados e selecione o sua compra.

2- Clique duas vezes no botão lateral e olhe para o dispositivo.

3- Aguarde o Ok e os dados de verificação.

 

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o Face ID. Quer aprender sobre mais recursos da Apple para os seus usuários? Leia aqui!

Sem comentários

Faça um comentário